Ontem à noite observei que Cinzinha permanecia fora da ninheira, o que não é normal, pois ela sai muito pouco e Amarelinho leva comida para ela e os filhos. Quando pesei Léia, observei que ela estava de papo muito vazio; Bráulio nem tanto. Esperei para ver se a Cinzinha voltava a cuidar deles, mas ela […]
Assim estava o ninho da Cinzinha, com Léia e Bráulio aos 8 e 4 dias, respectivamente.
Ontem nasceu Bráulio, do ovo nº 6 da sétima ninhada de Cinzinha e Amarelinho. Ele pode ser visto ao lado de sua irmã Léia, de 4 dias – observem a diferença de tamanho! Na véspera eu já podia ouví-lo quebrando o ovo e piando lá dentro – e pensar que tantos filhotinhos já nasceram aqui […]
Quando saí de casa hoje de manhã cedo, já era possível ouvir pios de dentro do ovinho nº 4 de Cinzinha e Amarelinho. Durante o dia, nasceu Léia, que à noite já pesava 3,4g. Seu nome foi escolhido porque hoje é dia de Santa Léia, religiosa romana do século IV.
Hoje fiz uma investigação no ninho da Cinzinha, pois já estava passando da hora do primeiro ovo eclodir. Como marco os ovos, fica fácil acompanhar. Coloquei o ovo 1 contra uma lâmpada e percebi que ele estava meio translúcido – sinal de que nada se desenvolveu lá dentro, talvez nem tenha sido fertilizado. Os ovos […]
Cinzinha e Amareinho desta vez pararam nos seis ovos. A orgulhosa mãezona mostra seus novos ovinhos.
Cinzinha colocou o 6º ovo desta sua sétima ninhada. Ele é o mais abaixo a direita e pesou 4,0g como quase todos os outros. Tomara que ela pare por aí…
Hoje ela colocou o 5º ovo, mantendo o intervalo de 2 dias. É o mais á direita na foto e pesou 3,9g – ligeiramente mais leve que os quatro primeiros, todos com 4,0g.
Cinzinha colocou ontem eu 4º ovo da sua sétima ninhada. Enquanto ela ocupa este lado da ninheira, os filhos se amontoam na outra.
Mantendo a regularidade de um ovo a cada dois dias, hoje Cinzinha colocou o terceiro – é o mais à esquerda na foto. Mais regular ainda é o peso: exatos 4,0g novamente.